top of page

Por que o Speakly me ensina as 4000 palavras mais relevantes?





Nada no aplicativo Speakly está lá por acaso, já que nosso objetivo como cientistas da linguagem é oferecer a você a experiência de aprendizado de idiomas mais otimizada. Isso, por sua vez, significa que nossos anos de pesquisa exigiram aprofundamentos nas ciências da memória e linguísticas.


Como você já sabe, o Speakly ensinará as 4.000 palavras e frases mais importantes de um idioma estrangeiro, o que é suficiente para lidar praticamente com qualquer situação da vida real.


Você pode ter se perguntado por que o Speakly ensina exatamente 4.000 palavras e frases do idioma e não mais do que isso. 🤔


Na verdade, é muito simples


A razão aqui é muito lógica e prática: economizar sua energia e tempo e evitar que você aprenda coisas que não proporcionarão o impulso mais otimizado para as suas habilidades linguísticas.


Para elaborar sobre isso, vamos olhar novamente para o núcleo da abordagem do Speakly, que ensina as palavras mais importantes na ordem de sua relevância na vida real. Este último ponto é especialmente importante, pois aprender algo na ordem de sua importância é o cerne de toda a abordagem do Speakly.


Como você já deve saber de outras postagens do blog ou aprendendo com o Speakly, saber as 300 palavras mais importantes de um idioma estrangeiro ensina o vocabulário que é usado em cerca de 42% de qualquer conversa da vida real.


Quando você conhece 1.200 palavras, essa porcentagem aumenta para 70%. E quando você aprende as 4.000 palavras mais importantes de um idioma, basicamente terá o nível de vocabulário necessário para a fluência. O que, na verdade, significa praticamente qualquer situação da vida real. 😊


Vamos examinar esses números com mais detalhes.


Como você pode ver, quando você aprende mais palavras, elas na verdade têm menos impacto nas suas habilidades linguísticas. E isso é lógico.


Como o Speakly ensina palavras e frases na ordem de sua importância, as 300 palavras mais importantes são usadas com mais frequência em conversas reais. E à medida que você desce na importância, é lógico presumir que essas palavras são usadas com menos frequência. E esse é exatamente o caso.


Na verdade, você precisa de menos de 4.000 palavras


Eu gostaria que você realmente parasse um minuto para pensar sobre a grande diferença entre conhecer apenas as 300 palavras que lhe dão 42% de fluência e 4.000 palavras que lhe dão fluência efetiva. Aprender 300 palavras leva apenas um mês. Mas aprender 4.000 palavras leva muito mais tempo.


É por isso que vemos muitos alunos do Speakly alcançarem um nível de fala sólido muito mais cedo; eles não precisam de todas as 4.000 palavras. É bom saber todas as 4.000 palavras - elas ajudarão você a se sentir confiante ao falar o idioma - mas para falar confortavelmente, conhecer cerca de 2.500 das palavras mais comuns é suficiente. 👌


Tudo é baseado em relevância estatística


Mas agora voltemos à pergunta original: por que 4.000 palavras e não mais do que isso?


Como você pode ter adivinhado, a resposta está escondida no mesmo pensamento estatístico.


Deixa eu dar um exemplo. Imagine pegar a palavra de número 10.000 na lista de palavras estatisticamente relevantes. Isso significa que essa palavra é a 10.000ª palavra mais importante do idioma. O que você acha: qual é a probabilidade estatística de você usar essa palavra em qualquer conversa do seu dia a dia?


Claro, depende bastante da pessoa, mas em média, essa palavra é usada em 0,00007% das conversas da vida real, o que é a mesma probabilidade de ganhar a loteria três vezes seguidas. 😜


Incrível, não é?


Por isso, estabelecemos o limite de 4.000 palavras úteis com cuidado, baseados em razões científicas e estatísticas, para evitar que você aprenda algo que, na verdade, não precisa saber. 😉


Se você pensar agora sobre quantas palavras existem em um dicionário, verá facilmente como um dicionário é um veículo super desmotivador e deve ser evitado o máximo possível para um aprendizado de idiomas bem-sucedido.


Resumo


Speakly ensina as 4000 palavras mais relevantes com base em razões científicas e estatísticas - estas são as palavras e frases que realmente ajudam você a usar a linguagem em todos os tipos de situações. Então, da próxima vez que você estiver aprendendo com o Speakly, esteja ciente de que cada palavra e frase que você estuda é valiosa para melhorar as suas habilidades linguísticas. 😉



259 views0 comments

コメント


bottom of page